Somente se você for o dono da cobertura ou se o condomínio tiver uma área grande o suficiente no topo do prédio para instalar os módulos para uso comum. Instalações em fachadas de prédios são usadas somente em projetos específicos de arquitetura e custam muito caro (além do preço existe a questão de regras do condomínio; você não pode fazer nada que altere a fachada do prédio). Para apartamento tipo (que não seja cobertura), nas áreas urbanas, a instalação não é possível.
Não. Durante a noite ou nos dias chuvosos, o sistema fica desligado e não gera energia. Nestes períodos, você está consumindo a energia que você gerou a mais durante os dias ensolarados e que ficou armazenada na rede da concessionária em forma de créditos energéticos (exceto para os sistemas off-grid, que utilizam baterias para suprir a energia durante estes períodos).
Os riscos são os mesmos de se fazer qualquer manutenção no sistema elétrico da edificação. Ou seja, se o serviço for feito por profissionais capacitados e experientes, utilizando ferramentas e equipamentos de segurança apropriados, o risco de ocorrer um choque elétrico ou um curto circuito é praticamente nulo.
Sim, se você tiver um sistema fotovoltaico conectado à rede (On-Grid), você não terá nenhum problema, pois ele gera energia com os mesmos parâmetros de tensão e frequência da rede elétrica da concessionária, que é compatível com todos os equipamentos e utensílios já utilizados pelo consumidor.